CIRCO CONTEMPORÂNEO
Biografia
Natural do Porto (1993). É um dos mais importantes nomes da nova vaga do circo contemporâneo em Portugal. Apaixonou-se pela magia do circo em criança, e passou os anos seguintes a aprender como transformar em linguagem circense a ginástica acrobática que já praticava. Em 2010, com 16 anos, iniciou o seu percurso artístico no Chapitô, especializando-se em acrobacia aérea. Aluno de mérito durante três anos consecutivos, ganhou a bolsa Talento Nacional – BES 2013 e venceu a primeira edição do Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas – Artes Circenses. Trabalhou como aerealista para a Disney on Ice, Royal Circus, Cirque Pinder, entre outros. Colaborou com diferentes companhias, entre as quais La Fura dels Baus, Companhia da Esquina, Teatro Experimental do Porto, Teatro Cão Solteiro, Erva Daninha, e em nome próprio. Em 2020, foi convidado a integrar o elenco do Circo de Natal do Coliseu Porto Ageas, com um número vertiginoso de dança acrobática. No mesmo ano, criou a sua própria companhia, Circo Caótico.
PÓ DE PEDRA
SINOPSE
Completados 50 anos após a revolução dos cravos, e com o crescendo da extrema direita na Europa e 50º aniversário da democracia em Portugal, neste espetáculo, criado a partir de situações quotidianas e experiências pessoais, transformamos materiais vulgares em elementos dramatúrgicos, explorando abordagens experimentais às técnicas circenses. Uma performance que vive em simbiose entre o circo e a música eletrónica. Neste espetáculo, a acrobacia e o desafio da gravidade resultam numa investigação sobre conceitos de liberdade e resistência.
Pó de Pedra é também sobre amor, um hino à vida. Queremos correr riscos, e não temos medo de assumir plenamente a responsabilidade da nossa imprudência e prática indisciplinada.
Queremos partir pedra em pó.

FICHA TÉCNICA
Direção: Daniel Seabra | Interpretação: Daniel Seabra e Mafalda Gonçalves | Design Sonoro: Miguel De | Apoio à Criação: EFFEA e Trengo Festival de circo | Residência Artísticas: Clube de Circo Contemporâneo – Erva Daninha (PT), Circus Factory (IR), Festival Circada (ES) e Festival Terminal (IT) | Gestão administrativa: Réptil Artes Performativas | Fotografia de cena e videografia: Ashleigh Georgiou
M/3
CALENDÁRIO DE APRESENTAÇÕES
- 21 JUNHO 2025: Festival Contorsions (Valência, ES)
- 19, 20 JUNHO 2025: Festival Circada (Sevilha, ES)
© 2024 RÉPTIL Artes Performativas
