FÁTIMA SÃO SIMÃO

BIOGRAFIA

Fátima São Simão (Porto, 1981) completou a licenciatura em Economia (Faculdade de Economia do Porto, 2005) e mestrado em Gestão e Políticas Culturais (City University of London, 2008). Enquanto estudante, foi presidente do Teatro Universitário do Porto (TUP), colaborando como atriz em várias produções de teatro e cinema. Desde então, apoia artistas e profissionais da cultura e das indústrias criativas na estruturação e desenvolvimento dos seus projetos, tendo já acompanhado centenas de iniciativas mais ou menos (in)formais neste sector, a nível nacional e internacional.

Entre 2009 e 2021, foi diretora de desenvolvimento para as artes da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, tendo sido responsável pelo desenvolvimento do seu pólo das indústrias criativas.

Em 2020, terminou o seu doutoramento na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com a tese “Authors’ Rights and Rights’ Authors: on the Relationship Between Copyright and Artistic Work”.

Atualmente é professora convidada da Faculdade de Economia do Porto (FEP) e Escola Superior Artística do Porto (ESAP), onde leciona e faz investigação nos campos da economia da cultura e dos media, empreendedorismo, estratégia e desenvolvimento de projetos.

É também voluntária ativa da Creative Commons Portugal desde 2013, tendo coordenado o desenvolvimento das plataformas CC Toolkit for Business, Copywrong – performance-as-tooL e Copyright & Creative Work.

A processar…
Subscrição concluída com sucesso! Obrigada!

© 2022 RÉPTIL Produção Cultural