Coreógrafo & Encenador
2025 • Música
“FILIPE E O LOBO” (Primeiro albúm musical de originais)
_____________________________________________________
2024 • Cabaré
“Cabaré Constantino”
As luzes, as cores, as canções e os movimentos dos cabarés da Réptil estão de regresso!
Após quatro anos consecutivos de casas cheias, os cabarés da Réptil regressam mais um ano para surpreender com os seus espetáculos contemporâneos, divertidos e ousados.
Um espetáculo adulto e subversivo, onde o mundo do cabaré se aborda de frente e sem concessões.
Estes cabarés apresentam-se ainda como uma plataforma de exposição das mais variadas disciplinas e linguagens artísticas, reunindo talentos nacionais e internacionais.
Aos curiosos e puritanos convidamos a virem celebrar o amor, a arte e a liberdade.
_____________________________________________________
2024 • Ópera
O que se esconde no silêncio é uma ópera contemporânea sobre as dificuldades da comunicação humana e a descoberta dos diferentes significados que se escondem no silêncio, tendo como ponto de partida três sensações presentes na vida de uma das intérpretes do espetáculo, na condição de surda: Percepção, Vibração e Vozes abstratas.
Partindo de uma reflexão sobre as dificuldades, e possibilidades de transformação da comunicação humana, nesta ópera, os sentidos são ativados e experienciados pelo público, e os intérpretes, através de instalações sonoras que nos conduzem na descoberta de diálogos alternativos, de forma a alcançarmos uma maior consciencialização sobre a presença e a importância do silêncio como parte integrante da comunicação.
O espetáculo, que conta com um elenco de três intérpretes ouvintes das áreas da música, dança e circo, e uma atriz surda, pretende ainda promover um processo criativo que compreende as experiências distintas de comunicação de cada um, incentivando conexões mais fortes e a redução de barreiras sociais e profissionais na sociedade.
_____________________________________________________
2022 • Teatro
BREU é um espetáculo de teatro que tem como base de investigação a exploração de fobias, a partir de universos visuais e sonoros. Este espetáculo pretende conduzir o público ao lado mais primitivo das sensações, através da construção de um diálogo auditivo e imagético, entre aqueles que desejem encontrar no escuro a superação de medos e outros significados.
_____________________________________________________
2021 • Cabaré
Na companhia de uma trupe de artistas de variedades, este espetáculo orientado para um público adulto e de uma curiosidade underground convida os espectadores boémios – e mesmo os puritanos – a uma viagem intergaláctica ao mundo do cabaré portuense.
_____________________________________________________
2021 • Ópera
Quarteto Contratempus
2021 | Ópera: “RididuoL” de Filipe Moreira e Miguel Leitão.
_____________________________________________________
2021 • Teatro
Bolsa de criação FORA – In Skiné Associação Cultural / Câmara Municipal de Gondomar
FÁBULA 2.0 é um espetáculo de teatro de objetos que tem como ponto de partida conhecidas fábulas e contos de fadas, e como base de investigação e composição os meios do vídeo, da iluminação e da arte sonora. O espetáculo pretende questionar e transformar algumas das mensagens subliminares dos contos, tendo em consideração a vida tecnológica atual, onde esta ocupa funções tão presentes e significativas nos dias de hoje.
_____________________________________________________
2020 • Dança/Performance
IV Bolsa de Criação Isabel Alves Costa – Teatro Municipal do Porto / Comédias do Minho / FIMP Festival Intercanional de Marionetas do Porto
FIBRA tem como génese as potencialidades plásticas do figurino, assumindo-o como o protagonista e ponto de partida para a criação cénica. A epiderme roupa-corpo surge como suporte para explorar a ambiguidade e a beleza das emoções humanas, associada à ideia de deformidade e metamorfose. A partir das limitações e adaptações entre a peça vestível e um corpo, encontram-se pretextos para pensar o belo e o feio numa relação sensorial mais ativa entre a matéria, o artista e o espetador.
_____________________________________________________
2015 • Dança
Nómada “visa transportar as vidas invisíveis dos sem-abrigo para a tela e o palco através de registos fotográficos e recolha de testemunhos, dando a conhecer fragmentos da vida destas pessoas com quem nos cruzamos diariamente sem as conhecermos e até trocarmos um simples olhar”, explica a produção.
_____________________________________________________
2011 • Dança
ESCUTA é um espetáculo sobre o silêncio, relacionado com lado mais primitivo da descoberta do corpo e da voz. A partir de um encontro íntimo e sensorial entre o artista e o público, este espetáculo convoca a importância de nos deslocarmos da nossa zona de conforto e de refletirmos sobre a forma como nos relacionamos com o silêncio.
FICHA TÉCNICA
Coreografia e interpretação: Filipe Moreira Apoio à criação: Nelson Rodrigues Desenho de luz: Mariana Figueroa Produção executiva: Luísa Teixeira Produção: RÉPTIL Artes Performativas
_____________________________________________________
2009 • Performance
“Recomeçar do princípio” | Bolsa de criação Primeiro Andar – Quarta Parede Artes Performativas
Dois corpos,, através de uma série de movimentos mecânicos, exploram o quotidiano, a rotina e os estereótipos que estão bem presentes no percurso de vida e que condicionam. Estas acções cruzam-se constantemente com uma natureza sempre presente, frequentemente esquecida e dominada.
