CAMALEÃO

CAMALEÃO é um projeto educativo da Réptil, de aproximação às artes do espetáculo, que promove diferentes Espetáculos e Oficinas Criativas em contexto escolar do 1º ao 3º Ciclo.

O objetivo destas atividades é partilhar e potenciar, junto dos mais jovens, a aproximação às artes do espetáculo e a formação de capacidades individuais, sociais e criativas, através de diferentes exercícios verbais e não verbais das áreas da música, teatro, dança, marionetas e formas animadas.

Nas atividades promovidas pelo nosso Serviço Educativo, os alunos irão adquirir competências e ferramentas relacionadas com o conhecimento do “eu”, a autoconfiança, o pensamento crítico e o sentido de grupo, através da estimulação da criatividade e da imaginação em contexto de aula.

OFICINAS:

ARTE NO TEMPO

Arte no Tempo é uma oficina prática, em articulação com as disciplinas de História e Geografia, de introdução à origem e desenvolvimentos das artes do espetáculo.
Esta oficina tem como objetivo a transmissão de conhecimentos aos alunos do 2º e 3º Ciclo, sobre a dimensão multidisciplinar das artes do espetáculo, tendo em consideração a sua evolução ao longo dos principais períodos históricos, desde a Pré-História à Idade Contemporânea.

MOVIMENTO

Oficina prática do 1º ao 3º ciclo relacionada com a área da dança, a partir de diferentes exercícios de alongamento, postura, equilíbrio, coordenação e interpretação do movimento individual e coletivo.

VOZ

A utilização correta do aparelho vocal é fundamental e nem sempre sabemos como fazê-lo. A voz é entendida como um reflexo da nossa personalidade e esta transporta ideias e emoções que pretendemos comunicar com nitidez, de modo a que o nosso ouvinte/auditório a entenda com clareza.
Esta oficina dirigida ao 2º e 3º ciclo, tem como objetivo colocar em prática a experimentação de diferentes sonoridades a partir da ressonância corporal; a aprendizagem de ritmos e articulações vocais; a localização da projeção da voz no espaço e o desenvolvimento da capacidade de rentabilizar a voz.

O TEATRO E A MATEMÁTICA

Atividade de aproximação à disciplina de matemática através através de uma dramatização em contexto de aula e dirigida do 1º ao 3º ciclo.

TEATRO DE SOMBRAS

Compreendendo o pensamento e o esqueleto de um texto narrativo, esta oficina do 1º ao 3º ciclo tem como objetivo proporcionar aos alunos o desenvolvimento de um texto narrativo original para aplicar no contexto do universo do Teatro de Sombras.

CONSTRUÇÃO DE MARIONETAS

Convidamos os mais jovens do 1º ao 2º ciclo a uma viagem ao universo do teatro de objetos e das formas animadas, através desta oficina de construção e manipulação de marionetas, a partir de materiais recicláveis.
Nesta oficina, pretende-se desenvolver a imaginação e a liberdade criativa de cada um, promovendo o contacto com as artes do espetáculo e respeitando o meio ambiente.

TEATRO DEBATE

A partir do Teatro Debate, este projeto para o 2º e 3º ciclo pretende promover a saúde dos mais jovens, através da experimentação, reflexão e desenvolvimento de competências pessoais e sociais relacionadas com o bullying e sexualidade.
O Debate Teatral ou Teatro-Debate, consiste na representação de uma peça em que são apresentadas determinadas situações suscetíveis de discussão a um público específico. É uma forma de teatro comunitário, proveniente do Teatro do Oprimido, e destinado a levar as pessoas a refletirem sobre os problemas com que se deparam e de as envolver na forma de os ultrapassar.

MAR POÉTICO

Esta oficina para o 2º e 3º ciclo, articulada com a disciplina de português, pretende trabalhar as capacidades de oralidade, interpretação e sentido de grupo dos alunos, através do contacto com a poesia e a partir de obras de Eugénio de Andrade, Sophia de Mello Breyner Andersen, Fernando Pessoa, Tim Maia, Cecília Meireles, entre outros.
O desafio é que cada grupo faça uma interpretação clara do seu poema e prepare uma leitura encenada do mesmo em contexto de sala de aula.

POP-UP

“A Maior Flor do Mundo” de José Saramago, é um conto infantil do plano nacional da leitura que é trabalhado nesta oficina com o 2º ciclo, em articulação com a disciplina de Português e as Bibliotecas escolares, onde o objetivo é que os jovens, ao compreenderem a obra, desenvolvam competências criativas de leitura, de escrita e de sentido de grupo, a partir da sua adaptação para um livro em Pop-Up.

ENCENAÇÃO DE ESPETÁCULOS

1º Ciclo

“A Menina Gotinha de Água” de Papiniano Carlos / Adaptação de Filipe Moreira

2º Ciclo

“A Menina do Mar” de Sophia de Mello Breyner Andersen / Adaptação de Filipe Moreira
“A Maior Flor do Mundo” de José Saramago / Adaptação de Filipe Moreira

3º Ciclo

“Viagem ao Centro da Terra” de Júlio Verne / Adaptação de Filipe Moreira

CONTACTO PRODUÇÃO

Luísa Teixeira | producaoreptil@gmail.com

A processar…
Subscrição concluída com sucesso! Obrigada!

© 2022 RÉPTIL Produção Cultural