SARA MONTALVÃO

BIOGRAFIA

Sara Montalvão (1986) licenciou-se em Estudos Anglo-Americanos pela FLUP em 2008. Profissionalizou-se em Buenos Aires como atriz no Estudio de Actuación Augusto Fernandes em 2010.

Realizou a formação avançada em criação e composição coreográfica (FAICC) em 2013 com a Companhia Instável, no Porto. Em 2018 concluiu a Pós-Graduação em Dança Contemporânea (ESMAE/Teatro Municipal do Porto). Fez formações intensivas profissionais com coreógrafos como David Zambrano, Edivaldo Ernesto, Luke Jessop/IonTribe, Hofesh Shechter Company, Horacio Macuacua, Francesco Scavetta, Mathilde Monnier, Fighting Monkey, Rakesh Sukesh, Hélder Seabra, Cristina Planas Leitão, Marco da Silva Ferreira, entre outros. No último trimestre de 2020 esteve em formação com Olga Alvárez na escola AREA, em Barcelona.

Sara inclui diversas práticas performativas e de movimento na sua identidade enquanto performer, tais como teatro físico/clown, ritmos afro-brasileiros, latinos, danças urbanas e artes marciais. Também constrói e manipula formas animadas. Desenvolveu trabalho comunitário e social enquanto formadora de dança contemporânea, teatro e dança inclusiva para públicos de diversas faixas etárias e em diferentes países. Criou espetáculos a solo e co-criações. Desde 2013 que vem marcando um percurso constante na área criativa, de formação e enquanto intérprete. Já trabalhou com Mafalda DeVille, Miguel Moreira, José Artur Campos, Teresa Alpendurada, Edgar Pêra, Ana Bacalhau, CiM/VoArte, Teatro do Mar, Ana Mula, entre outros.

Em 2019/2020 estreou e circulou o espectáculo “Sombras” co-criado e co-interpretado com Diletta Bindi, contando com o apoio à criação da Fundação GDA, em parceria e co-produção com várias estruturas culturais relevantes. Em 2020 realizou “Loop Mental”, uma média-metragem interactiva de vídeo dança junto com o artista visual David Negrão. Em 2021 concretiza um projeto colaborativo interdisciplinar – UNLOOP – assumindo a coreografia e dirigindo artisticamente junto com David Negrão. Este projeto leva o game design a palco e convoca diferentes intérpretes, buscando diversos territórios. Sara Montalvão reside, atualmente, em Lisboa.

A processar…
Subscrição concluída com sucesso! Obrigada!

© 2022 RÉPTIL Produção Cultural